ONDE INICIA NOSSA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

SEGUNDO DANIÉLI GHEDIN, Psicóloga Perita em Trânsito, nosso comportamento começa a ser moldado lá no princípio de nossas vidas, lá na época da cadeirinha, onde nossos pais ou cuidadores nos ensinam que estaremos agindo corretamente, protegendo nossas vidas e a vida dos demais "atores" do trânsito. No momento em que aprendemos a atravessar na faixa de pedestres, ainda em nossos primeiros passos, na observação de atos de respeito à vida, como usar o cinto de segurança, das pessoas em quem confiamos e nos espelhamos, porque o ser humano repete atos que observa. Nascemos individualistas e vamos aprendendo a conviver em sociedade, essa sociedade em que compartilharemos o trânsito, onde devemos respeitar o outro para podermos ser respeitados.
        Infelizmente em nossa sociedade só aprendemos com o sofrimento, seja ele financeiro, ou depois da perda de alguém muito importante para nossas vidas. Aquela educação à base do choque, exercida por imagens tristes e cruéis na tela, durante as aulas teóricas do processo de habilitação, elas não mudam a consciência, em alguns casos nem mesmo chocam, por que a vida não é valorizada lá no princípio, por que a educação para o trânsito não acontece em 45 horas de aula teórica, a educação é um processo contínuo, e ela não se inicia com um processo de habilitação, e muito menos se encerra com ele. A educação não deveria ocorrer por meio da morte ou de vidas feridas, e infelizmente nos parece que ela vem ocorrendo apenas desta forma.


COM RELAÇÃO AO TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO, O CFC INOVAR TEM A SEGUINTE OPINIÃO:
      COMO VIVEMOS EM SOCIEDADE, CUMPRIMOS NORMAS DE CONVÍVIO, TEMOS DIREITOS E DEVERES, PORÉM, PODEMOS FAZER ALGUMAS ESCOLHAS, COMO A MELHOR ESCOLA PARA OS NOSSOS FILHOS, A CLASSE SOCIAL A FREQUENTAR, O CLUBE, O RESTAURANTE, ENTRE OUTRAS.
      ENTRETANTO, NO TRÂNSITO, É O ENCONTRO DE VÁRIOS SEGUIMENTOS, DO RICO, DO POBRE, DO EMPRESÁRIO, DO OPERÁRIO, DO CONDUTOR, DO PEDRESTRE, DA CRIANÇA E DO ADULTO, ENFIM, O TRÂNSITO É O CENÁRIO DE ENCONTRO DAS MAIS DIFERENTES PERSONALIDADES, COM OBJETIVOS DIFERENTES, COM EMOÇÕES DIFERENTES, PORÉM COM UM OBJETIVO COMUM, IR E VIR.
      NESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO  É QUE ACONTECEM AS DIFERENTES REAÇÕES, TANTO NEGATIVAS COMO POSITIVA,  REFLETINDO A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CADA UM, AFETANDO A VIDA DIÁRIA DE TODA A SOCIEDADE.
    
      E PARA ENTENDERMOS COMO ISSO AINDA ACONTECE, PODEMOS SEGUIR TRÊS LINHAS DE RACIOCÍNIO:
   -  CULTURAL;
   -  SOCIAL;
   -  COMPORTAMENTAL.

      CULTURAL É AQUILO QUE APRENDEMOS COM O MEIO EM QUE VIVEMOS, COMO EXEMPLO DO PAI QUE MUITO ANTES DO FILHO COMPLETAR A IDADE , JÁ AUTORIZA O FILHO A CONDUZIR VEÍCULO OU MÁQUINA AGRICOLA, PARA UTILIZAR A MÃO DE OBRA DO FILHO, OU SIMPLESMENTE DIZER QUE SEU FILHO JÁ SABE DIRIGIR, COM ISSO ESQUECE DA LEI E EXPÕE SEU FILHO, MUITAS VEZES AINDA CRIANÇA, A UM RISCO DESNECESSÁRIO.

      SOCIAL, PODEMOS INCLUIR TODAS AQUELAS PESSOAS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADES, OU POR ALGUM OUTRO MOTIVO NÃO FORAM REGULARMENTE ALFABETIZADAS, ESTAS PESSOAS, QUE ATRAVÉS DO TRABALHO CONSEGUIRAM UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA ESTÁVEL, SEM ALFABETIZAÇÃO ELAS NÃO TERÃO ACESSO A CNH, POIS UM REQUISITO BÁSICO PARA ADQUIRI-LA É SABER LER E ESCREVER, MUITO EMBORA SEJAM PORTADORAS DE HABILIDADES NA DIREÇÃO DO VEÍCULO.

      E POR ULTIMO, A FASE MAIS IMPORTANTE É A FASE COMPORTAMENTAL, A ATITUDE, A SOLUÇÃO DE TODO E QUALQUER PROBLEMA ESTÁ NAS MÃOS DAS PESSOAS, A INFRAÇÃO TAMBÉM É COMETIDA POR PESSOAS, OS VEÍCLOS SÃO UNICAMENTE MÁQUINAS.

      O QUE DIZER DA PESSOA QUE USA O CINTO DE SEGURANÇA PARA NÃO SER NOTIFICADO ( MULTADO ), DO PAI QUE PILOTA A MOTO, ELE COM CAPACETE E O FILHO MENOR DE CINCO ANOS SENTADO NO TANQUE DE COMBUSTIVEL DA MOTO E SEM CAPACETE, DO PEDESTRE QUE SE AVENTURA FORA DA FAIXA.

      NA VERDADE, É PRECISO TER CIDADANIA, SUJEITAR-SE AO CONVÍVIO SOCIAL, CUMPRIR NORMAS E EXIGIR DIREITOS, AS REGRAS FORAM FEITAS PARA TODOS, INDEPENDENTE DA POSIÇÃO SOCIAL, E PARA AQUELAS PESSOAS QUE SE JULGAM ACIMA DA LEI, NÓS COMO SOCIEDADE DEVEMOS PUNI-LAS E AFASTA-LAS DO NOSSO CONVÍVIO, POIS A LEI PARA SER RESPEITADA NÃO PRECISA SER SEVERA, BASTA TER A CERTEZA DE QUE SERÁ APLICADA.

      "ANTES DO DIREITO TEMOS O DEVER, QUEM NÃO TIVER NOÇÃO DO DEVER, NÃO PODERÁ REIVINDICAR DIREITOS".